Pular para o conteúdo

I Falem Zona
Oeste

O projeto I Falem da Zona Oeste é um Festival de intercâmbios entre agentes da Zona Oeste do Rio de Janeiro com outros agentes da cidade do Rio de Janeiro.O projeto foi contemplado no fomento às artes da Secretaria Municipal de Cultura , ficando em 1º lugar na categoria Artes Integradas, projeto esse que não foi pago.Mesmo sem o pagamento, o projeto aconteceu no formato de capacitação, formação e diálogo numa roda de conversa com diversos agentes da Zona Oeste,poder público e privado, formalizando uma carta de diretrizes de forma colaborativa. Todo conteúdo gravado nessa roda de conversa transformou-se em websérie do disponível em nosso canal de vídeo. No ano seguinte (2018) foi realizada a II edição do projeto num curso online e ao final essa carta de diretrizes foi encaminhada aos devidos órgãos publicos em uma audiência pública.

II Falem Zona
Oeste

II Falem da Zona Oeste é curso online sobre Políticas Públicas de Cultura realizado com transmissões ao vivo entre os meses de junho e julho de 2018, com 10 mestres, doutores e especialistas. São 8 aulas com 16 horas de curso.
Curso gratuito, disponível na aba cursos. 

Alguns materiais complementares do curso:

Assista a Audiência Pública: https://youtu.be/X17yF5gJB4A

Assista a reunião de preparação da Audiência Pública: https://youtu.be/EDkd43UrgIg

Assista aula sobre orçamento municipal de cultura / RJ: https://youtu.be/OD9mL95YGFk

Assista II Falem da Zona Oeste – Roda de Conversa: https://youtu.be/2gt-kR8e2iE

III Falem Zona
Oeste

O III Falem da Zona Oeste é um projeto de capacitação e formação que aborda os eixos “Redes e Práticas colaborativas”.
O objetivo do projeto é capacitar, promover e estimular uma cultura de rede, a ser vivenciada por meio do aprendizado de modelos organizacionais e práticas colaborativas e solidárias junto a outros agentes e empreendedores culturais da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

IV Falem Zona
Oeste

O projeto contou com 4 meses de capacitação com 101 atividades, atendendo diretamente mais de 20 agentes culturais periféricos prioritariamente negros, indígenas e residentes no Morro da Providência no formatos de palestras e aulas para pequenos grupos. Além disso, o escritório itinerante funcionou ainda com horários agendados previamente para atendimentos individualizados e ou para pequenos grupos e/ou quaisquer agentes culturais populares da cidade do Rio de Janeiro, aumentando a autonomia e autoestima desses agentes, com mais de 72 mentorias individualizadas online e 3 rodas de conversas online, que foram transmitidas ao vivo, atendendo a diferentes públicos e maior alcance e democratização de acesso aos conteúdos do projeto.

O “Falem da Zona Oeste – 4ª edição” é um projeto de formação e capacitação em cultura realizado pelo Ponto de Cultura e Memória Viva Zona Oeste, com recursos do Ministério da Cultura, Fundo Nacional de Cultura e do Governo Federal.

V Falem Zona
Oeste

“Falem da Zona Oeste” 5ª edição: projeto de capacitação e formação em cultura com duração de 5 meses que foi realizado na sede da organização na Curicica, Jacarepaguá. Os cursos oferecidos foram: Teatro Popular e Máscaras, Tradições Brasileiras (Cacuriá, Carimbó, Boi Bumba, etc.), Tradições Afro-Brasileiras (Jongo, Maracatu, etc.) e Gestão e Produção Cultural.
Além das formações em formatos de curso o projeto contou ainda com mais de 100 mentorias individualizadas com assuntos diversos como dúvidas sobre elaboração de projetos, formalização, entre outros.
 
O “Falem da Zona Oeste – 5ª edição” é um projeto de formação e capacitação em cultura realizado pelo Ponto de Cultura e Memória Viva Zona Oeste, com recursos do Ministério da Cultura, Fundo Nacional de Cultura e do Governo Federal.